Centro Cultural Roberto Palmari
O Centro Cultural Roberto Palmari de Rio Claro está localizado na Vila Operária, bairro próximo à região central do município.
Construído no final da década de 70, o prédio foi concebido em concreto aparente e amplos panos de vidro, que proporcionam iluminação natural.
O espaço conta ainda com uma biblioteca e sala de cinema com 80 lugares. Tem salas de exposições e um estúdio de gravação em
funcionamento pleno com horário agendado. O estúdio conta com tratamento acústico, ar condicionado e equipamentos de alta qualidade como microfones, bateria, amplificadores, compressores e conversores digitais.
No Centro Cultural funciona o Teatro Profª Felícia Alem Alam com capacidade para 470 pessoas.
Teatro Profª Felicia Alem Alam Endereço: Rua 2 nº 2880 – Vila Operária – Telefone: (19) 3522.8000
Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”
O Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” reverencia, homenageia e destaca uma das figuras expressivas da época dos
Bandeirantes, que marcaram com letras douradas as páginas da nossa história, concretizada na expansão e conquista do território brasileiro. Suor e sangue coloriram as páginas inscritas em ouro, fizeram, o fundo, cujas cenas principais versavam em torno da sobrevivência e da ganância, da miséria e da riqueza, da bravura e das lendárias conquistas dos pretensos homens fortes dizimados pelas febres. Um incêndio, na madrugada do dia 21 de junho de 2010, destruiu totalmente o prédio onde funcionava o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga. As causas ainda serão periciadas. O centenário prédio que abriga o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga passou por reformas e, portanto, esteve fechado ao público, porém agora, encontra-se aberto para visitação e com novidades em suas salas de exposição.
Endereço: Avenida 2, n. 572 – Centro.
Casarão da Cultura
O Casarão da Cultura é sede da Secretaria Municipal da Cultura. As mudanças objetivaram ocupar um prédio centenário que faz parte da história do município de Rio Claro e que durante mais duas décadas abrigou o Arquivo do Município. Recentemente, o prédio foi tombado pelo Condephaat.
Casarão da Cultura divulga sempre ampla programação para exposições, palestras, poesia e sarau.
Endereço: Rua 7, esquina com a Avenida 3 – Centro Telefone: (19) 3532-4090
Sociedade Philarmônica de Rio Claro
O prédio é testemunha e parte ativa da efervescência social e cultural do município durante um longo período, que vai do início do século 20 até tempos mais recentes. Além de congregar importantes setores da comunidade em bailes, shows e festas, também teve um papel central na história do carnaval junto com outros clubes.
Rua 5, esquina com a Avenida 5 – 938 – Centro

Bibliotecas

Gabinete de Leitura
(Biblioteca Pública Municipal Lenyra Fracarolli)
Endereço: Avenida 4 nº 427 – entre ruas 5 e 6 – Centro Telefone: (19) 3532-4077
Biblioteca Profª Maria Victoria Alem Jorge
Endereço: Rua 2 nº 2880 – Vila Operária – Anexo ao Lago Azul. Telefone: (19) 3522-8002
Biblioteca Zeverina Tedesco
Endereço: Rua M 15 nº 411 – Jardim Cervezão
Biblioteca Ivanira Bonh Prado
Anexo ao CEUs – Mãe Preta