Banda Abaporu realiza live neste domingo

Neste domingo (14), às 15 horas, acontece uma das últimas ações do projeto Domingo no Parque, desenvolvido pela banda rio-clarense Abaporu, através de Edital municipal da Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Rio Claro. 

O projeto, em sua forma original, propunha o evento Domingo no Parque através da circulação do show “Tropicália e Afluentes” pelas praças em diferentes regiões da cidade, resgatando o ambiente de lazer, entretenimento e interatividade das praças. O nome do projeto faz referência a uma das grandes canções tropicalistas, de Gilberto Gil, e propõe literalmente domingos no parque.

Mediante a pandemia da COVID-19, o projeto sofreu uma readequação, passando para o modo online, para que pudesse ser realizado. Nesse novo formato o projeto contempla uma Live Streaming, Oficinas pedagógicas e live session.

Neste fim de semana, o público poderá conferir na Página da banda no Facebook, uma Live Streaming, de altíssima qualidade, do show “Tropicália e afluentes”, proporcionando o evento online “Domingo no parque”. O repertório traz releituras de canções clássicas do tropicalismo e afins, de artistas e bandas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os mutantes, Secos e Molhados e etc.

Além de releituras musicais, a banda traz um cuidado cênico, através de uso de figurinos, elementos de cenário e interpretativos. A fotografia fica por conta de Paula Caldas, figurinos Tania Guarnieri e maquiagem Juliana Joia. Tassia Guarnieri, a vocalista e fundadora, é atriz, e sempre traz a referência teatral em seus trabalhos musicais, proporcionando assim, uma experiência sonora e visual ao público.

A BANDA

Abaporu é um termo indígena que significa “Homem que come gente”. Essa ideia foi apropriada pelo antropofagismo de Osvald de Andrade, de consumir a cultura do outro, misturar com a nossa e disso criar o novo. É desse lugar que nasce também o tropicalismo. A banda surgiu no ano de 2018, dessa sede de revisitar o tropicalismo e as influências que esse movimento gerou para as criações musicais (e não só) seguintes. Além do show de releituras, a banda vem desenvolvendo seu trabalho autoral e também a pesquisa no repertório de música brasileira em geral. A banda é formada por Tassia Guarnieri (Voz principal, teclado e produção), Marcela Chiapina (Guitarra, backing vocals e assist. de produção), Pedro Trindade (Baixo elétrico e backing vocals) e Rafaelle Terrabuio (Bateria e percussão).

Por Vivian Guilherme / Fotos: Paula Caldas

admin

Voltar ao topo